A solução da Sensedia para governança multigateway de APIs

Oscar Fujiwara
Author
September 15, 2025
3
min de leitura

Contar com APIs distribuídas em múltiplos gateways é um cenário cada vez mais inevitável para empresas modernas, que se apoiam em uma lista extensa de fornecedores de tecnologia para endereçar uma variedade de problemas específicos. Seja de maneira intencional ou involuntária, a abordagem multigateway requer uma governança eficiente, para evitar a total desorganização do catálogo de APIs.

Neste bate-papo, você vai descobrir como as soluções da Sensedia resolvem esses problemas, levando centralização, padronização e segurança ao seu portfólio de APIs, e deixando sua empresa pronta para escalar. Quem traz todos os detalhes são dois especialistas da Sensedia: Rafael Rocha, Head de Solutions, e Felipe Ferreira, Product Manager de Multigateway.

Para conferir o bate-papo no formato de áudio, dê o play a seguir!

Por que o uso de múltiplos API gateways é cada vez mais comum nas empresas e quais são os principais desafios que acompanham esse novo cenário? 

Rocha: As empresas, ao longo dos anos, adquirem produtos de forma não-intencional ou intencional. No primeiro caso, a empresa já pode até ter seu gateway de preferência, mas, ao contratar uma cloud pública ou um CRM, por exemplo, que traz seu serviço de gateway embarcado para expor suas APIs e serviços, acaba criando, quase que involuntariamente, um ecossistema de múltiplos gateways.

O segundo cenário geralmente ocorre quando a empresa permite que seus diversos times e squads de produto e desenvolvimento escolham tecnologias de sua preferência para endereçar questões relacionadas a suas APIs e integrações. 

Um dos principais problemas da existência de múltiplos gateways de API dentro da mesma empresa é a governança descentralizada. Quando você estiver desenvolvendo uma nova API ou integração, por exemplo, como saber se o catálogo já conta com uma API que endereça exatamente essa necessidade? 

Sem o conhecimento devido do catálogo de APIs, há uma grande chance de desenvolver APIs com a mesma função e não reutilizar as existentes. Isso traz impactos de custo, time-to-market, de contar com mais um ativo que é passível de problema, que exige gerenciamento e monitoramento. Ou seja, é um custo para sua principal dor.

Também não podemos nos esquecer da questão do monitoramento e observabilidade descentralizados. Não é possível ter uma visão unificada de todo o tráfego das APIs, de sua performance, de seus consumidores, dos serviços que estão mediando, se você desconhece sua localização. Sem uma visão unificada, diminui consideravelmente a possibilidade de tomar ações rápidas para corrigir problemas e comportamentos inesperados.

Clique aqui e faça agora sua inscrição em nosso webinar sobre governança multigateway de APIs. Será no dia 25/09!

Como a solução da Sensedia endereça os desafios da abordagem multigateway de APIs? 

Rocha: Temos uma plataforma de governança multigateway que se conecta aos principais API gateways do mercado, trazendo o catálogo de APIs de forma unificada e centralizada. Isso permite que você tenha conhecimento de todas as APIs existentes em seu ecossistema, de seus consumidores, dos back-ends dos quais elas dependem. A governança unificada, através do nosso Adaptive Governance Multigateway, traz essa unificação de catálogo, métricas e políticas centralizadas, proporcionando às empresas uma visão holística sobre todas suas APIs.

Felipe: O Adaptive Governance Multigateway também proporciona o discovery contínuo e a evolução das APIs em questão de boas práticas e qualidade. Além dessa ferramenta de governança, que se conecta aos mais diversos gateways do mercado, também oferecemos a camada de Developer Portal, que permite que a empresa exponha suas APIs para terceiros, podendo construir uma rede de parceiros, que se integram diretamente às suas APIs sem fricção. 

Isso reduz a demanda operacional interna para o time de operações da empresa, uma vez que o próprio parceiro consegue se integrar através de um onboarding via portal. Ele pode criar suas próprias credenciais, visualizar a documentação das APIs, navegar pelos fluxos e encontrar as informações necessárias para fazer a integração. O portal se torna uma vitrine externa para a integração, para os negócios e evolução contínua da organização.

Ainda existe a possibilidade de o portal ser utilizado internamente como catálogo para discovery, entre times que compartilham informações e APIs existentes. Isso contribui com a diminuição de duplicidade e economia de tempo no desenvolvimento. Ao invés de replicarem código, os times conseguem focar no desenvolvimento de novas APIs. 

Junto com o Adaptive Governance, o Developer Portal da Sensedia oferece uma camada que colabora para um ecossistema muito mais eficiente, com uma governança centralizada e flexível, que consegue abranger todo o ecossistema de APIs da empresa.

Quais equipes e profissionais dentro das empresas se beneficiam mais da governança multigateway de APIs habilitada pela Sensedia?

Rocha: Times de plataforma, de governança e de arquitetura, que podem prover essas ferramentas para que outros times de desenvolvimento a utilizem, como uma squad de desenvolvimento de um produto. Neste cenário, ao criar uma nova funcionalidade, ela poderia consultar o catálogo dentro do ciclo de desenvolvimento para verificar se já existe uma API que esteja endereçando aquela funcionalidade, promovendo seu reúso. Isso traz mais agilidade e diminui os custos do projeto.

Outro tipo de uso está relacionado aos times de segurança, que enfrentam problemas relacionados a vazamentos, por exemplo. Será que as APIs, independentemente do gateway onde se encontram, estão seguindo boas práticas de segurança? Será que contam com OAuth 2.0, política de SQL injection ou estão vulneráveis? 

Em relação ao Developer Portal Multigateway, times de negócio também se aproveitam dessa solução. Isso ocorre, geralmente, quando a empresa dispõe de um parque de APIs e deseja disponibilizá-las externamente, independentemente do gateway no qual estão expostas, para produtizar ou monetizar essas APIs, permitindo que parceiros e clientes finais a utilizem, criando um ecossistema e gerando valor.

É aí que entra o portal de APIs multigateway, que proporciona uma experiência de onboarding e descoberta diferenciada para os parceiros. Com essa ferramenta, é possível usar, testar, fazer o tryout, fazer o self-service onboarding. Esse portal se conecta a qualquer API. 

Como a inteligência artificial está embarcada nas soluções da Sensedia para ajudar a otimizar a governança das APIs em múltiplos gateways?

Felipe: Nossos produtos já trazem a IA como mecanismo essencial para otimizar os processos, especialmente aqueles que costumavam ser realizados de forma manual.  A IA serve como um motor de aceleração para que os administradores dos ecossistemas de APIs façam troubleshooting e acompanhem o que está acontecendo com facilidade e em tempo real.

O Adaptive Governance oferece recomendações de boas práticas de API para melhorar sua documentação, eficiência e facilitar o acesso de seus consumidores. Também é possível identificar overlaps, redundâncias entre APIs existentes e documentadas dentro da nossa plataforma. Esses processos levariam horas ou dias, e teriam que ser contínuos, demandando até mais de uma pessoa dedicada para fazer esse tipo de identificação.  

A solução da Sensedia aponta diariamente possíveis overlaps de recursos e confere autonomia para que os times, junto aos profissionais encarregados da governança, consigam identificar o melhor caminho - unificar APIs ou, no mínimo, eliminar esses overlaps de maneira a deixar o ecossistema mais simples, enxuto e consistente, até reduzindo custos com isso.

Para saber mais sobre as soluções multigateway da Sensedia, clique aqui!

Inicie sua jornada conosco

Estamos prontos para guiar o seu negócio rumo ao futuro, com a solução certa para você se beneficiar do potencial das APIs e integrações modernas.

Sua história de sucesso começa aqui

Conte com nosso apoio para levar as melhores integrações para o seu negócio, com soluções e equipes profissionais que são referência no mercado.