Garanta seu ingresso no APIX 2024 pelo menor preço!
Comprar agora
This is some text inside of a div block.

API Management: mais eficiência e segurança aos dados de IoT no setor de utilities

Willian Pereira
April 28, 2023
3
min reading time

A Internet das Coisas (IoT) tem transformado a forma como as empresas de utilities coletam, gerenciam e usam dados. Com a crescente adoção de sensores, dispositivos e soluções de IoT, os players do setor têm lidado com um grande volume de informações sobre os consumos de energia, água e gás, níveis de reservatórios, qualidade do ar e muitos outros.

Com toda essa quantidade de dados trafegados entre os sensores, o desafio para as empresas de utilities está em gerenciar tais informações de forma segura, eficiente e escalável - e muitas delas têm encontrado em um API Management a solução perfeita para ajudá-las a lidar com a IoT de maneira mais eficaz.

Neste artigo você vai entender tópicos como:

  • O cenário de IoT no Brasil;
  • O uso de API Management para melhorar a segurança dos dados;
  • O aumento da eficiência e escalabilidade da infraestrutura;
  • Transformar dispositivos IoT em agentes inteligentes;
  • Fornecer insights valiosos para aprimorar a tomada de decisões.

Boa leitura!

O cenário IoT no setor de utilities

No Brasil, a IoT já é uma realidade. O IoT Snapshot 2022, relatório feito pela Logicalis, mostrou que 57% das empresas do país já possuem pelo menos uma iniciativa de IoT.

Ao olharmos especificamente para o setor de utilities, a fatia de aderência é ainda maior. A pesquisa "Panorama de IoT em Utilities", de 2022, feita pela Associação Brasileira de Internet das Coisas(Abinc), revelou que 70% das empresas entrevistadas já estavam em etapa de avaliação, projeto piloto ou de implementação de iniciativas de IoT.

O estudo também apresenta outros pontos importantes aos quais a indústria de serviços essenciais tem se atentado:

  • 67% apontaram a segurança como um fator importante na maior parte ou em todas as iniciativas de IoT;
  • 65% das empresas têm como prioridade a melhoria na qualidade do serviço prestado;
  • 57% delas buscam a redução de custos operacionais.

Com base nessas informações, é aqui que introduzimos o API Management no tema, que passa a ser um aliado extremamente importante para um setor que busca tirar o máximo proveito de suas estratégias IoT.

O que é um API Management e qual o seu papel na IoT

Um API Management é uma plataforma para gerenciar, proteger e analisar todas as suas APIs. Nesse caso, ele será o responsável por garantir o perfeito funcionamento da comunicação entre todos os seus dispositivos conectados ao seu ecossistema, que é feita por meio de APIs.

Exemplo prático: uma empresa de saneamento básico pode usar APIs para conectar sensores IoT espalhados por toda a cidade para monitorar a qualidade da água e alertar em caso de vazamentos. Nesse caso, o API Management possui recursos que vão ajudar a garantir que essas APIs estejam seguras e protegidas contra ameaças externas, além de fornecer recursos como monitoramento e análise de dados de uso para identificar problemas e melhorar o desempenho.

É justamente sobre esses recursos que nós precisamos falar.

O uso de um API Gateway

Um dos recursos de um API Management é o API Gateway, um padrão de arquitetura de software que atua como um ponto de entrada para uma ou mais APIs e fornece uma interface de comunicação para dispositivos conectados, permitindo que eles troquem dados e se integrem a outros sistemas e aplicativos.

Para exemplificar, imagine um player de energia elétrica que precisa implementar uma rede de sensores IoT visando monitorar o consumo de energia em diferentes áreas de uma cidade. A função desses sensores é coletar os dados de consumo de energia e, em seguida, enviar para a nuvem, por exemplo, onde seriam armazenados e analisados.

Para garantir que esses dados possam ser processados com eficiência e segurança, essa empresa de energia usa um API Gateway como ponto de entrada para a nuvem, que gerencia o tráfego de entrada e saída dos dados da IoT.

O API Gateway pode ser configurado para rotear os dados do sensor para os serviços de nuvem apropriados, como o serviço de armazenamento e análise de dados. Isso garante que todo esse fluxo de informações seja processado com eficiência, reduzindo a carga nos recursos da nuvem e evitando falhas no sistema.

Transformando dispositivos IoT em agentes inteligentes com Flexible Actions

Para aprimorar ainda mais essa experiência digital em suas operações e alcançar níveis de maturidade mais avançados, é possível ir um pouco mais além de apenas um API Gateway.

Para criar maior agilidade ao automatizar fluxos de trabalho específicos, com o intuito de lidar com as condições que surgem na rede IoT, uma ferramenta de Flexible Actions pode ser extremamente útil, especialmente em um setor como o de utilities.

Para facilitar o entendimento, imagine novamente o player de energia elétrica usado no exemplo anterior de um API Gateway. Mas, agora, o cenário envolve o uso também de um Flexible Actions:

  • Disparo de alertas: com o Flexible Actions, a empresa configura a solução para monitorar seus dispositivos de medição de energia elétrica e acionar alertas quando ocorrerem eventos importantes, como falhas na rede elétrica, quedas de energia em áreas específicas ou sobrecargas de demanda.
  • Automação de processos: também pode ser usado para automatizar processos em tempo real, como a leitura e análise dos dados dos medidores, agendamento de manutenção preventiva de transformadores ou ações para lidar com problemas de interrupção no fornecimento de energia em regiões específicas.
  • Análise de dados em tempo real: o Flexible Actions pode ser usado para analisar os dados gerados pelos dispositivos de medição de energia elétrica em tempo real e acionar ações específicas com base nos insights obtidos. Isso pode ajudar a prever demandas futuras de energia elétrica, detectar problemas na rede antes que eles se tornem críticos e melhorar a eficiência dos processos de gerenciamento de energia.

Resumindo, é a busca por simplificar a complexidade de gerenciamento de dispositivos IoT, oferecendo segurança e privacidade aos dados transmitidos e melhorando a interoperabilidade e a escalabilidade do seu sistema.

A Sensedia possui um API Management que pode apoiar a sua estratégia em IoT. Alguns de nossos clientes do setor de utilities já identificaram como a plataforma pode ser valiosa, seja para seus dispositivos IoT ou suas estratégias digitais.

Inicie sua jornada conosco

Estamos prontos para guiar o seu negócio rumo ao futuro, com a solução certa para você se beneficiar do potencial das APIs e integrações modernas.

Sua história de sucesso começa aqui

Conte com nosso apoio para levar as melhores integrações para o seu negócio, com soluções e equipes profissionais que são referência no mercado.