Como a IA da Sensedia impacta nossos clientes
Incorporar a inteligência artificial em estratégias de APIs e integrações para gerar resultados concretos tem sido um dos grandes desafios, tecnológicos e de negócios, das empresas atualmente. Como aliar esses elementos para gerar mais eficiência e novas oportunidades de crescimento?
Neste bate-papo, o Rafael Costa, Head de Consultoria da Sensedia, explica como a IA está cada vez mais embarcada em nossas soluções, ajudando grandes empresas a otimizar suas operações e estratégias, e também como temos apoiado clientes e parceiros na criação de agentes de IA de acordo com as necessidades dos seus negócios.
Se você quiser conferir a conversa no formato de áudio, é só dar o play!
Como a IA já está presente nas soluções da Sensedia?
Rafael: A IA deixou de ser uma promessa distante e está se tornando, cada vez mais, uma camada estratégica de automação e inteligência para as empresas. Para que ela funcione com segurança, escalabilidade e contexto, ela precisa estar conectada com a infraestrutura correta. É aí que nós apoiamos nossos clientes e parceiros.
A IA está entremeada em nossas soluções em 3 pilares principais.
Primeiro pilar: AI Copilot
Uma ferramenta que apoia o design das APIs e os fluxos das integrações para os desenvolvedores. É um assistente que acelera a criação dos contratos, automatizando as tarefas repetitivas. Ele ajuda a entregar com mais velocidade, qualidade e com muito mais aderência ao business do cliente. O AI Copilot está embarcado na nossa plataforma de API Management, em nosso iPaaS e no Adaptive Governance.
Segundo pilar: AI Gateway
Uma camada de governança em nosso gateway, que garante a integração das APIs com os provedores principais do mercado, como Gemini, Bedrock, OpenAI, Anthropic. Com isso, conseguimos apoiar a leitura e o controle dos custos, a segurança dos dados e o roteamento inteligente entre os modelos. Esse gateway tem os tokens para melhor avaliar e controlar o consumo dessas LLMs. Obviamente, o AI Gateway conta com um roadmap extenso, para que, em breve, tenhamos diversas features envolvendo a governança de IA embarcada nesse gateway.
Terceiro pilar: MCP Server (Model Context Protocol)
Esse é um protocolo que nasceu na Anthropic, que tem ganhado escala no mercado. A Sensedia tem embarcado o MCP em suas soluções. E o que ele permite dentro da nossa estrutura? Ele habilita que seus dados, legados, APIs e integrações estejam preparados, com o contexto certo, para os agentes de IA.
A partir do momento que o MCP consome sua API, sua informação, ele faz isso de uma forma mais estruturada e contextualizada. Com isso, capacitamos essas integrações atuais para que elas sejam consumidas pelos agentes de IA.
Como a Sensedia pode ajudar as empresas a criar seus próprios agentes de IA?
Rafael: Nós temos uma oferta chamada Sensedia AI Agents Lab. Seu intuito é preparar a arquitetura do cliente para o consumo dos agentes de IA, assim como criar agentes para que esses clientes possam expor ou consumir informações de outros parceiros. É um laboratório porque é um espaço seguro, estruturado, no qual ajudamos o cliente a criar agentes sob medida, com foco em automação contextual, decisões autônomas e ganhos operacionais reais. A ideia é buscar um cenário onde entendemos um determinado ROI, uma determinada tarefa que poderia ser automatizada, que atualmente só ocupa o espaço de determinados colaboradores.
Essa jornada passa por quatro etapas principais. A partir do momento que chegamos no cliente, buscamos, juntos, um discovery. Então, exploramos essas oportunidades, especialmente aquelas que podem ser automatizadas de alguma forma. Como estamos falando de agentes de IA, trazemos um contexto, uma cognição embarcada.
Na sequência, entendemos como está essa infraestrutura. Ela consome algo estruturado? Senão, vira uma bagunça. Como estão os dados desse cliente? Como está a arquitetura? Como estão sendo expostas essas informações através das suas APIs? Estão seguindo boas práticas? Existem padrões embarcados? Entendendo esses pontos, conseguimos desenhar um agente com contexto, regras e integrações certos. E isso traz o ROI esperado.
Em seguida, fazemos o desenvolvimento. Através de frameworks de GenAI (pode ser um framework que o cliente já tenha em sua infraestrutura ou algum que a gente possa indicar para melhor aplicação identificada no discovery). Validamos isso com o cliente, implementamos e, na sequência, entregamos um ambiente real, ou seja, aquele agente piloto já rodando em produção, com nosso acompanhamento.
Obviamente, isso é vivo, então rodamos novamente esse framework, trazendo um discovery, design, development e deployment. Com isso, temos uma série de agentes sendo construídos dentro desse laboratório e sendo colocados em produção. É a IA com propósito, alinhada ao negócio do cliente.
Para saber mais sobre AI Agents, confira a palestra IA como infraestrutura: o novo DNA das empresas que querem liderar, apresentada no APIX 2025
De que forma a consultoria da Sensedia ajuda a otimizar o uso das soluções de IA nas operações dos clientes?
Rafael: A consultoria entra com um papel essencial, que é transformar essa necessidade em solução aplicável. A primeira etapa é identificar o processo com mais potencial para o uso de IA, garantir que essas integrações estejam prontas para alimentar os agentes com qualidade e segurança, e desenhar a arquitetura que realmente vai direcionar o cliente para o futuro, com escalabilidade governança e o ROI, que desde o início é o foco para a construção desses agentes.
Ainda mais nesse momento em que a IA ainda é uma tecnologia emergente, a consultoria consegue trazer esse overview e apoiar na infraestrutura, que é a palavra-chave. Se você tem uma infraestrutura bem estruturada, terá o contexto certo. Consequentemente, terá um consumo de IA mais adequado, porque vai embarcá-la e saber o que está sendo buscado por ela, por conta da governança. Você saberá o que estará disponibilizando para essas novas personas.
Você também consegue destravar isso de uma forma mais estratégica, sem reinventar a roda. Com essa infraestrutura, você sabe o que está sendo consumido, qual é o contexto. Então, a consultoria traz a inteligência certa no lugar certo.
Resumindo, se você olhar para a IA como uma nova camada de automação inteligente, vai perceber que ela só se torna realmente poderosa quando está conectada a boas APIs, bons dados e bons fluxos. E é isso que a Sensedia entrega através de seus produtos e serviços: uma plataforma e uma consultoria capazes de habilitar o uso de IA com contexto, controle e impacto real para o negócio.
Conteúdos relacionados
Confira os conteúdos produzidos pela nossa equipe
Sua história de sucesso começa aqui
Conte com nosso apoio para levar as melhores integrações para o seu negócio, com soluções e equipes profissionais que são referência no mercado.