O que é governança multigateway de APIs

Oscar Fujiwara
Author
August 26, 2025
3
min de leitura

Em um cenário corporativo cada vez mais híbrido, no qual empresas contam com stacks tecnológicas diversas, se valendo de um amplo leque de fornecedores para executar tarefas cada vez mais específicas, a adoção de múltiplos gateways de APIs vem se tornando uma prática comum. Nesse novo contexto, uma estratégia de governança bem estruturada é imprescindível, garantindo o controle centralizado dessas APIs e possibilitando sua utilização de forma eficiente.

Neste bate-papo, o Rafael Rocha, Head de Solutions da Sensedia, explica todos os detalhes desse novo cenário e mostra como o seu negócio pode se preparar para aproveitar as oportunidades.

Para conferir a conversa no formato de áudio, é só dar o play!

Por que a abordagem multigateway tem se popularizado cada vez mais em grandes empresas? 

Mais do que uma tendência, isso já é uma realidade. Nós, da Sensedia, temos lidado com cada vez mais clientes com essa característica multigateway, que vêm se tornando mais híbridos em relação às soluções que utilizam. Isso ocorre quando, por exemplo, adotam duas nuvens públicas para fazer parte da sua stack de tecnologia, como AWS e Oracle. Esses fornecedores têm uma gama gigantesca de serviços de nuvem, como storage, processamento, capacidade de execução, gestão de contêineres, de aplicações - uma infinidade de serviços, que entregam diversas funcionalidades para a stack e para a arquitetura dos seus clientes.

O que ocorre, primeiramente, é que esses provedores oferecem seus gateways de APIs. Ou seja, quando você desenha uma aplicação e a implementa dentro da AWS, por exemplo, a maneira padrão de expor essa funcionalidade é via gateway de APIs. Temos visto, cada vez mais, que os gateways dos provedores de cloud vêm sendo bastante adotados. 

Além disso, outros fornecedores de software também embarcam o API gateway em suas soluções. Nesse caso, são soluções mais especialistas, como CRMs e ERPs. Então, tendo em mente essa evolução dos fornecedores de sistemas, de cloud, de sistemas especialistas, temos visto que as estratégias das empresas que utilizam APIs não se baseiam em apenas um gateway. 

O que é imprescindível dentro da abordagem multigateway para que ela seja vantajosa para a empresa?

A governança é um dos pontos principais. Vamos supor que você tenha um conjunto de APIs no gateway da AWS, outro no gateway da Oracle e outro no gateway de um ERP. Governança é ter conhecimento das APIs que existem, da qualidade delas, dos back-ends, dos serviços que elas expõem, dos dados e métricas. Com múltiplos gateways, fica difícil controlar e visualizar tudo isso. Falhas de governança geram falta de observabilidade para a detecção de problemas, replicação, falta de reúso. Por isso, é essencial uma estratégia centralizada de governança de APIs.

Pensando em solucionar esses desafios, a Sensedia desenvolveu uma solução de governança adaptativa, o Adaptive Governance Multigateway, que se conecta aos principais gateways de APIs do mercado, centralizando o catálogo, as métricas, as documentações dessas APIs em um único lugar. Os times de governança, de arquitetura corporativa, se beneficiam bastante, pois querem promover o reúso e boas práticas com APIs. 

E governança não se restringe a catálogo - há regras que precisam ser aplicadas. Por exemplo, quando você cria e padroniza uma API pública, ela precisa ter um mecanismo de segurança. Se a governança não está automatizada, o risco de um desenvolvedor expor essa API com algum tipo de brecha e, acidentalmente, disponibilizar todos os dados da sua empresa para o mundo é muito alto. Ou seja, a governança também está relacionada às boas práticas de desenvolvimento. 

Com a solução da Sensedia, é possível criar uma regra multigateway com a qual, se a API em questão não tiver um mecanismo, o agente de governança não permite o deployment, ou seja, a disponibilização daquela API em produção. É possível criar essa regra automatizada para que todos os times a sigam. Não é necessário abrir um ticket para o time de arquitetura validar manualmente quando você desejar disponibilizar uma API - você automatiza esse processo. 

A governança previne problemas de segurança, promove o reúso, trazendo melhoria de custo, e o time-to-market. Seguir um processo de segurança e compliance de forma manual pode comprometer o lead time de entrega dessa API em produção. Automatizando o processo, você terá um lead time melhor, sendo mais ágil e entregando com mais rapidez. 

Contar com um Portal de Desenvolvedores compatível com essa abordagem multigateway também pode ser um grande diferencial?

Dentro dessa estratégia, a documentação também é fundamental. Não basta apenas contar com um catálogo. É aí que entra o portal de APIs, que também é fundamental nas estratégias internas das empresas e se conecta diretamente com a Engenharia de Plataforma, através de times de plataforma que ajudam os times de produto. 

Por exemplo, um time de plataforma que gera um portal de APIs com a documentação exata, a forma correta de consumir as APIs, facilita a visualização dessas APIs pelo time de produto, que consegue identificar com mais facilidade se aquelas APIs que estão no catálogo servem para o contexto de determinado produto. Isso está empoderando os times de produto a reusar e criar integrações mais rapidamente.

Outro cenário importante dentro do contexto multigateway é a produtização das APIs, que ocorre quando a empresa têm um conjunto de APIs e quer disponibilizá-las para parceiros, criando uma jornada completa para esses parceiros consumirem essas APIs, na qual podem se registrar, consultar o produto, conferir sua precificação, até a formalização do contrato e integração de fato. O Dev Portal Multigateway da Sensedia se conecta a APIs que podem estar nos gateways da AWS, da Oracle, da própria Sensedia, e dos principais fornecedores do mercado. 

Quer saber mais como as soluções multigateway da Sensedia podem ajudar o seu negócio? É só dar o play no episódio a seguir!

Inicie sua jornada conosco

Estamos prontos para guiar o seu negócio rumo ao futuro, com a solução certa para você se beneficiar do potencial das APIs e integrações modernas.

Sua história de sucesso começa aqui

Conte com nosso apoio para levar as melhores integrações para o seu negócio, com soluções e equipes profissionais que são referência no mercado.