Por que um iPaaS é essencial para o e-commerce
Para proporcionar a melhor experiência ao cliente final e se diferenciar em um mercado cada vez mais numeroso e disputado, empresas de e-commerce precisam de estratégias de integração que contribuam verdadeiramente com as operações e tragam novas oportunidades de crescimento. A adoção de um iPaaS é um passo essencial nessa jornada, habilitando fluxos de integração bem estruturados e a escalabilidade do negócio.
Neste bate-papo, você vai entender como o e-commerce pode otimizar suas integrações com um iPaaS e como isso faz toda a diferença na geração de receita e evolução das empresas nesse segmento. Quem traz os detalhes são dois especialistas da equipe de Solutions da Sensedia: Lucas Xavier e Marcelo Dias.
Para conferir o bate-papo no formato de áudio, dê o play a seguir!
Por que integrações entre sistemas são tão importantes para o e-commerce?
Xavier: Hoje o e-commerce é um ecossistema muito mais complexo em relação a 10 anos atrás. Não estamos mais falando apenas de um site, do carrinho de compras, mas de múltiplos canais digitais, integrações com marketplaces, meios de pagamentos digitais, gateways antifraude, ERPs, CRMs, toda a parte de plataforma de estoque - a granularidade dos sistemas debaixo dos panos aumentou bastante.
Cada clique do consumidor acaba disparando uma cadeia de eventos e de integrações. Se uma dessas etapas falhar (um pagamento não confirmado ou uma atualização falha de estoque, por exemplo), isso acaba quebrando a experiência do cliente. Dentro desse contexto, uma experiência ruim pode acabar significando o abandono de uma compra, que acarreta perda de receita e, dependendo do cenário, até mesmo a perda da confiança na marca.
É por isso que integração deixou de ser apenas um detalhe técnico, algo que se limita aos bastidores, e passou a ser parte essencial da estratégia de um e-commerce. Ela que garante uma experiência fluida, rápida e confiável ao consumidor, ao mesmo tempo em que conecta áreas internas com parceiros externos da empresa.
Como as integrações impactam a experiência do cliente final no e-commerce?
Marcelo: Se imagine no papel de um cliente em uma loja virtual: você realiza a compra de um produto, está ansioso para tê-lo em mãos, mas recebe uma notificação de que ele não está mais disponível no estoque. Pense na frustração de encontrar um produto ideal, que você deseja, mas de não conseguir efetivar a compra porque houve um problema no estoque.
Outro cenário: uma empresa de varejo traça uma estratégia de negócio olhando para datas como Black Friday e Natal. Ela lança novos produtos ou promoções para alavancar suas vendas, mas, por algum motivo, essas informações não são refletidas em sua loja virtual. O cliente sequer sabe que aqueles produtos existem ou que aquela promoção foi planejada. Esses são exemplos de experiências ruins para o cliente final em função de possíveis falhas de integração entre sistemas.
Hoje é muito comum as empresas adotarem sistemas especialistas de e-commerce, como VTEX e Shopify, nos quais você pode implementar toda a sua loja virtual e experiência do cliente. Além disso, também é muito comum que os produtos sejam desenvolvidos nos ERPs. A criação do produto, a definição da estratégia de preços, a gestão do estoque, tudo isso pode ser feito em sistemas como SAP e TOTVS, que são soluções bem conhecidas de mercado.
Essas soluções precisam ser integradas, é necessário um sincronismo efetivo dessas informações. O produto que é desenvolvido no ERP, a estratégia de preço, a atualização do estoque - tudo isso precisa ser sincronizado com a loja virtual, que precisa conhecer a situação atual dos produtos. Da mesma forma, sua loja virtual também precisa saber onde nascem os pedidos, e precisa encaminhar essas informações ao ERP, que, por sua vez, precisa receber essa informação para dar andamento à logística de entrega desses produtos ao cliente final.
Uma integração eficiente tem impacto direto na boa experiência do cliente final que está escolhendo seu produto de forma mais apropriada e efetivando sua compra para realmente receber o produto que comprou.
Quais são os maiores desafios enfrentados pelo e-commerce em termos de integração?
Xavier: São três grandes pontos. O primeiro deles é o fato de o mercado de e-commerce se transformar com uma velocidade impressionante - quando o marketplace parceiro muda o modelo de integração ou quando um novo meio de pagamento é lançado, por exemplo.
Imagine a quantidade de pedidos perdidos por um marketplace que demorou para implementar o Pix quando foi lançado. Se uma empresa leva semanas ou meses para colocar uma nova integração no ar, acaba perdendo o timing da oportunidade, e isso significa perda direta de receita e desvantagem competitiva. O desafio é contar com uma plataforma que permita que a empresa crie, ajuste e publique integrações em dias ou até mesmo em horas, para acompanhar esse ritmo acelerado do mercado de e-commerce.
O segundo ponto é a escalabilidade. No mercado de e-commerce e no varejo como um todo, temos alguns picos sazonais, como Black Friday, Dia das Mães ou até mesmo por causa de alguma campanha publicitária bem-sucedida. Em alguns minutos, o volume de acessos e transações pode se multiplicar. Se a sua arquitetura de integração não estiver preparada para escalar horizontalmente esses picos, eles acabam virando gargalos. A consequência disso: carrinhos abandonados, pedidos não efetivados, clientes frustrados - o prejuízo é enorme. O desafio é garantir que essas integrações não sejam o elo fraco dessa operação.
E o terceiro desafio é composto pela visibilidade e confiabilidade, que estão atreladas. Ainda é muito comum que empresas de e-commerce só descubram uma falha de integração quando o cliente reclama que o pedido não foi processado ou que o pagamento não caiu. Isso acaba gerando um retrabalho operacional, que aumenta os custos e acaba desgastando a imagem da marca. E o desafio aqui é ter mais observabilidade ponta a ponta de tudo o que acontece - saber, em tempo real, onde cada transação está, identificar rapidamente algum erro e agir antes que isso impacte o cliente.
Como o iPaaS da Sensedia ajuda o e-commerce a superar os desafios de integração?
Xavier: O Sensedia Integrations endereça diretamente os três pontos mencionados anteriormente, trazendo agilidade, permitindo a construção de integrações de forma visual e reaproveitando componentes. Foi projetado para escalar horizontalmente, suportando esses picos massivos de demanda, sem comprometer a experiência do usuário.
Ele traz monitoramento e rastreabilidade ponta a ponta, proporcionando ao time de operação uma visão clara do que está acontecendo em cada etapa da jornada do cliente. Ou seja, transforma o desafio em um diferencial competitivo. Ao invés de sofrerem com velocidade, escalabilidade e visibilidade, essas integrações se tornam uma alavanca para o crescimento da empresa.
Como a inteligência artificial está embarcada no Sensedia Integrations e como ela otimiza os fluxos de integração?
Marcelo: Nossa solução possui capacidades nativas baseadas em IA, que aceleram muito o processo de construção dos fluxos de integração. Por ser uma ferramenta baseada em padrões de mercado, conseguimos utilizar a IA generativa para entender como funciona um fluxo de integração para recuperar um dado de um produto, o estoque, o preço, as transformações necessárias, e atualizar essas informações para que estejam disponíveis no e-commerce. Conseguimos acelerar muito o processo de construção desse fluxo, reduzindo drasticamente o tempo de implementação.
Além dos produtos, como os serviços oferecidos pela da Sensedia possibilitam o máximo aproveitamento do iPaaS?
Marcelo: A Sensedia também conta com serviços profissionais especializados, com consultores que conhecem os melhores padrões de integração e que têm experiência na implementação de diferentes casos de uso, acelerando a entrega de valor com esse tipo de solução.
Também oferecemos serviços de suporte especializados e avançados, através dos quais conseguimos até mesmo auxiliar nossos clientes na sustentação desses fluxos de integração. No caso de alguma possível falha, temos planos de ação para acionar as pessoas corretas e tomar as ações imediatas necessárias para garantir todo o sucesso no sincronismo das informações e, como reflexo desse trabalho, garantir a melhor experiência ao cliente final.
Clique aqui para saber mais sobre o Sensedia Integrations, o iPaaS da Sensedia
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