Mobile Time - Sensedia: IA generativa em APIs é uma das tendências do mercado

January 23, 2024
3
min reading time

Fonte: Mobile Time

Por Isabel Butcher

Para este ano, Paolo Malinverno, head de estratégia e inovação da Sensedia, apresenta cinco tópicos que serão tendência no mundo das APIs em 2024. Entre eles está o uso da inteligência artificial generativa de modo a deixar as APIs cada vez mais amigáveis. Confira abaixo:

– uso da IA generativa nas APIs;

– engenharia de plataforma torna-se mais sistemática;

– amadurecimento do open finance em todo o mundo;

– API gateways múltiplos/federados tornam-se mais comuns;

– o consumo não-técnico de APIs intenso.

De acordo com a empresa, como o mundo dos negócios depende cada vez mais das APIs – e os consumidores desta tecnologia aumentam exponencialmente –, para este ano essas tendências serão intensificadas e vai haver uma evolução constante das aplicações.

IA nas APIs

A ideia é que, com o uso da inteligência artificial, em especial a generativa, as APIs fiquem cada vez mais amigáveis para o usuário final e as interações ficarão mais fáceis e simplificadas. Malinverno acredita que as interfaces vocais serão ainda mais difundidas, especialmente nos idiomas mais usados (como o inglês). A IA afetará a experiência do usuário e exigirá das empresas uma reformulação significativa nas APIs.

Com o hype do tema, as empresas vão querer inserir IA em seus produtos e serviços de modo a tentar alavancar suas aplicações. E os provedores dessa tecnologia vão oferecer APIs como um canal de distribuição e integração.

Malinverno ressalta que o consumo intenso de APIs de IA deve ser feito com governança e muito cuidado, já que é preciso levar em conta o consumo não-humano das APIs, uma vez que todo tipo de programa vai usar a solução e não necessariamente terá um humano por trás. Em resumo, o executivo recomenda cautela e o uso de APIs de IA com governança.

Engenharia de plataforma torna-se mais sistemática

A engenharia de plataforma é algo que ainda não engrenou neste mercado, mas para Malinverno as empresas que entenderem que engenharia de plataforma é a Economia de APIs feita da maneira correta, vão ser bem-sucedidas. Mas, para isso, os provedores de APIs devem entender que sua missão é fornecer aos consumidores de APIs o que eles precisam de maneira amigável e self-service.

O especialista recomenda que os provedores coloquem em suas plataformas somente soluções que tenham demanda e que atendam a vários consumidores de APIs.

Open finance amadurece mundialmente

O open finance está avançando de maneira diferente nos países. Onde a regulação está mais avançada, a tendência é que se tenha o seu amadurecimento mais rapidamente. Em 2024 as instituições financeiras em países avançados de open banking (como Brasil ou Escandinávia) entenderão que a abertura de dados para seus clientes é uma oportunidade de negócios, geração de novas receitas e novas oportunidades.

(...)

Leia a matéria completa no site do Mobile Time. Clique aqui.

Inicie sua jornada conosco

Estamos prontos para guiar o seu negócio rumo ao futuro, com a solução certa para você se beneficiar do potencial das APIs e integrações modernas.

Sua história de sucesso começa aqui

Conte com nosso apoio para levar as melhores integrações para o seu negócio, com soluções e equipes profissionais que são referência no mercado.