Sensedia mapeia 4 tendências em ascensão para o Open Finance

Author
April 18, 2024
3
min de leitura

Business Financial Management, jornadas de pagamentos inteligentes, Inteligência Artificial para operações complexas e integrações via APIs estão entre as principais novidades que prometem movimentar o cenário do Open Finance em 2024

Por: InforChannel

Três anos após o início das operações do Open Finance no Brasil, o sistema que revolucionou o mercado financeiro nacional segue em ritmo gradual de crescimento. Dados do Open Finance Brasil apontam que, até março deste ano, já foram registrados 43 milhões de consentimentos ativos e 28 milhões de consentimentos únicos ao sistema, tido como referência global de implementação.

Porém, apesar dos avanços, os próximos passos para a evolução do Open Finance no País também são marcados por alguns desafios. E os principais deles relacionados tanto ao aumento da confiança no sistema por parte dos usuários quanto às necessidades de inovações tecnológicas por parte das empresas.

“Mostrar o valor do Open Finance aos usuários, bem como seus benefícios após o compartilhamento das informações, deve ser um processo fluido e seguro, e de conhecimento de todos os clientes das instituições. Superada essa etapa, o desafio se volta para a tecnologia e a agilidade para implementação de novos processos em um curto espaço de tempo. Isso porque a agenda de regulações do Banco Central do Brasil é intensa, o que exige um equilíbrio entre o tempo gasto na adequação ao regulatório versus o tempo gasto na construção de novos casos de uso”, pondera Rafael Isquierdo, gerente de Produto da Sensedia.

Segundo levantamento realizado por especialistas da Sensedia, multinacional brasileira de tecnologia que atua como consultora de confiança da Estrutura Inicial do Open Finance Brasil com o Banco Central, entre as quatro principais tendências em ascensão para o futuro do Open Banking no Brasil, estão:

Business Financial Management
O compartilhamento de Dados via Open Finance possibilitou aos bancos a criação de soluções ainda mais robustas, que estão ajudando seus clientes, na condição de pessoas físicas, a gerirem melhor suas finanças.

Nesse sentido, um dos principais casos de uso do Open Finance foi a implementação do Personal Financial Management, que se trata de uma ferramenta que ajuda os consumidores a gerenciar suas finanças pessoais de forma eficaz.

“No último ano, diversas instituições e fintechs vem explorando os Dados do Open Finance a fim de oferecerem a melhor experiência de gestão financeira, para que seus clientes busquem a principalidade, ou seja, uma experiência multibancarizada dentro do aplicativo do seu banco principal, por meio do qual agora é possível fazer uma gestão em 360°de suas finanças pessoais”, explica.

Ainda segundo o executivo, para 2024, espera-se um avanço do Personal Financial Management para o Business Financial Management, com foco em pequenas e médias empresas, nas quais é comum a gestão de diversas contas em bancos distintos.

“Os sistemas de gestão financeira, com uso de Inteligência de Dados, parece ser uma promessa de casos de uso de sucesso dos Dados do Open Finance no Brasil e devem continuar liderando as novidades do mercado para os próximos anos”, complementa.

Jornadas de pagamentos inteligentes
Outra tendência para 2024, essa por sua vez muito direcionada pelo regulador, é a implementação das jornadas de pagamentos inteligentes.

(...) Leia a matéria completa em InforChannel

Inicie sua jornada conosco

Estamos prontos para guiar o seu negócio rumo ao futuro, com a solução certa para você se beneficiar do potencial das APIs e integrações modernas.

Sua história de sucesso começa aqui

Conte com nosso apoio para levar as melhores integrações para o seu negócio, com soluções e equipes profissionais que são referência no mercado.