Baguete - Unicred: APIs para o Open Finance com Sensedia

December 22, 2023
3
min reading time

Por: Baguete

Toda uma arquitetura foi concebida para facilitar a criação de novos produtos e serviços.

A Unicred, cooperativa financeira com atuação nacional, contratou a Sensedia, empresa paulista de tecnologia para gestão de APIs, para fazer as integrações de sistemas demandadas pelo Open Finance.

Em um primeiro momento, a companhia se deparou com as necessidades de cumprir as normas do novo sistema, se adaptar aos processos das instituições e adequar a arquitetura, governança de APIs e proteção de dados.

“Contamos com a ajuda da Sensedia como um parceiro estratégico. Toda a expertise do contexto Open, transparência e parceria de longa data em outras iniciativas foram fatores decisórios na escolha”, conta Luís Augusto Schüler, diretor de produtos e tecnologia na Unicred.

Com a parceria fechada com a Sensedia, o próximo passo foi integrar os sistemas legados com as novas tecnologias que poderiam surgir, além de garantir a escalabilidade para lidar com a possível demanda crescente por serviços do Open Finance.

“Além da preocupação com todo o sistema, é necessário que as instituições financeiras implementem APIs para permitir o compartilhamento de dados com terceiros, levando em conta que compartilhar dados dos clientes é uma preocupação crítica”, destaca Natalia Cruz, head de Open Finance na Sensedia.

Após todas as implementações e adaptações necessárias, a Unicred afirma já notar ganhos, uma vez que o portfólio de produtos da instituição vem crescendo, bem como sua participação na área da saúde.

Toda a arquitetura foi concebida para facilitar a criação de novas ofertas de produtos e serviços.

“Assim, temos ainda mais oportunidades para que eles se conectem ao ecossistema do Open e da Unicred, já que estamos mais estruturados e com a escalabilidade necessária para fazer o lançamento de produtos e serviços aos nossos cooperados”, explica Mateus Casanova Pereira, gerente de produtos na Unicred.

As gestões financeira pessoal e de pessoa jurídica (PFM e BFM, respectivamente) são algumas das novidades da cooperativa que permitem a integração de dados de contas bancárias, cartões de crédito e de outros produtos e serviços financeiros.

Com isso, é possível trabalhar com inteligência de dados e sistemas analíticos de recomendações financeiras visando a organização das finanças dos cooperados.

(...)

Leia a matéria completa aqui.

Inicie sua jornada conosco

Estamos prontos para guiar o seu negócio rumo ao futuro, com a solução certa para você se beneficiar do potencial das APIs e integrações modernas.

Sua história de sucesso começa aqui

Conte com nosso apoio para levar as melhores integrações para o seu negócio, com soluções e equipes profissionais que são referência no mercado.