UOL - Robô com 'empatia artificial' já vende carro nos EUA e quer ser terapeuta

June 16, 2023
3
min reading time

Publicado em: UOL

Enquanto exploramos os potenciais das inteligências artificiais (IA) generativas, aquelas que como o ChatGPT são capazes de gerar conteúdo, um novo conceito acaba de surgir: a empatia artificial. Seu objetivo é, basicamente, tornar mais significativas e humanizadas nossas conversas com computadores. Empatia não é só ficar triste se outra pessoa está triste, é querer ajudar. Se você teve um dia ruim, dizer 'eu sinto muito' é simpatia; falar 'como posso torná-lo melhor?' é empatia. Queremos que o sistema considere nossos sentimentos, estado mental, prioridades e valores. E ajude a resolver problemas relevantes". - Scott Sandland, terapeuta e cofundador da Cyrano.ai, que desenvolveu um sistema com poder de entender as nuances do que dizemos e até convencer pessoas.

Assim como tenta na terapia ajudar seus pacientes a aprimorar habilidades interpessoais, Sandland quis incorporar ao robô algumas das chamadas "soft skills", como inteligência emocional, escuta ativa e comunicação acolhedora e empática. "A ideia é criar uma conexão verdadeira, para que a pessoa se sinta ouvida", explica Sandland, em entrevista a Tilt.

(...)

Serviço:

Scott Sandland estará no Brasil esta semana, para participar da feira APIX 2023, nesta quinta-feira (22). Em sua palestra "The Intersection of APIs and LLMs: Customization unlocking new risks and possibilities", irá abordar os Large Language Models, sob a ótica da Empatia Artificial.

Inicie sua jornada conosco

Estamos prontos para guiar o seu negócio rumo ao futuro, com a solução certa para você se beneficiar do potencial das APIs e integrações modernas.

Sua história de sucesso começa aqui

Conte com nosso apoio para levar as melhores integrações para o seu negócio, com soluções e equipes profissionais que são referência no mercado.