Case Sensedia - Elo
Elo utiliza API Management Platform para facilitar integração de parceiros e fortalecer ecossistema, com governança e estratégia
Para a Elo, a parceria com a Sensedia é uma parceria muito estratégica. A transformação digital mudou significativamente a forma com que as empresas se relacionam com seus consumidores, na medida em que a tecnologia passou a integrar a jornada delas de uma maneira muito mais presente, muito mais ampla. Todas as indústrias, e a nossa em particular, têm uma presença gigantesca nas jornadas de aquisição de compra de todos os clientes. Tem muitas oportunidades que estão relacionadas ao próprio momento da verdade, momentos da compra, de você começar a trazer vantagens e benefícios de uma maneira muito mais online e mais tempestiva para ele, na medida em que a gente consegue ter mais conhecimento sobre a jornada e o que ele faz no dia a dia. Então, tem uma oportunidade muito grande de a gente aumentar significativamente a relevância que a gente tem para ele no dia a dia, com informações, com dados, com conhecimento dos comportamentos dele. A natureza do negócio da Elo é uma natureza de conectar negócios com negócios.
A gente é um negócio de plataforma por essência. O fato de a gente ser uma companhia que integra negócios com negócios faz com que ter uma boa plataforma de APIs facilite integrações, de forma que isso traga mais benefício para o portador no fim do dia. As primeiras iniciativas tiveram um caráter mais interno. Na medida em que isso evoluiu, a gente começou a oferecer serviços que facilitassem a integração de parceiros ao nosso arranjo. Mais do que um orgulho, isso reforça a nossa filosofia, que vem desde o início da companhia, de a gente fomentar o ecossistema de tecnologia e de negócios brasileiros. E, obviamente, também tem a questão de a gente se posicionar como uma empresa nacional, com tecnologias que são de ponta e que não devem nada a nenhum concorrente multinacional. Uma das coisas que a gente construiu ao longo do período em que a gente está operando essa plataforma de APIs foi um grande framework de governança para que a gente conseguisse capturar as diversas oportunidades e demandas que o negócio enxergava, seja em integração com parceiros, seja de oferecer benefícios. Dentro desses contextos, a gente toma a decisão de qual vai ser a prioridade de desenvolvimento nas próximas rodadas, nos próximos sprints que a gente entrega. Tudo que a gente desenvolve de novo, a partir do momento em que entra em operação, no dia 1 da operação, ele já se torna legado. As APIs entram num patamar super importante de ser um grande conector do mundo velho com esse mundo novo. É uma das formas de você fazer essa rearquitetura.
A gente, quando lançou a plataforma de APIs, teve que pensar com muito carinho e muito cuidado nessa nova forma de se comunicar. Então, a gente criou um portal, que é o dev.elo.com.br, e é um ambiente onde o desenvolvedor se sente super bem e super familiar. E a gente tem, de maneira recorrente, um time que cria conteúdo exclusivamente para esse público e que captura os feedbacks desse público em todos esses canais. Do mesmo jeito que os desenvolvedores são um público novo, a gente também teve que começar a explicar o que era a API para os times de negócio. Também não é algo trivial. Então, dentro desse projeto de governança que a gente fez, a gente criou mecanismos para comunicar com o negócio o valor das APIs de uma forma que eles entendessem melhor. E isso é uma coisa que realmente é fundamental para que você comece a conectar APIs com resultado e planejamento estratégico da companhia. A Sensedia tem sido um parceiro desde o dia 1. Desde quando a gente começou a implantar a nossa plataforma, até hoje a gente tem uma parceria que é super estreita em diversos sentidos. A gente tem um canal importante e direto de feedback com o time de produto e a gente tem isso retroalimentado com uma velocidade que é realmente impressionante. Se você for pensar que tem uma parte que é produto de fato, poucas empresas conseguem dar essa agilidade que a Sensedia dá para a gente. E a gente não só dentro desse universo da nossa plataforma, a gente elevou a nossa parceriapara darmos as mãos em hackathons, em eventos com a comunidade, onde a gente juntos faz com que esse ecossistema de desenvolvedor. desenvolvedores conheça o que são as plataformas de APIs da Elo, conheça o que é a plataforma da Sensedia e transforme isso em valor para o público.
A gente começou a enxergar que determinadas funcionalidades, se a gente fosse implantar usando tecnologias distintas, a gente iria ter muita dificuldade de escalar. Esse foi um dos principais drivers da decisão de a gente adotar o GraphQL. E a Sensedia foi muito rápida em se adaptar a essa demanda que a gente colocou como requisito lá no começo. E hoje é algo que melhora bastante a performance das transações que a gente tem implantadas em produção já. A partir do momento em que a gente começou a consolidar nossa plataforma de APIs, isso afetou diretamente a forma que o nosso time de negócio constrói parcerias. Porque isso naturalmente traz uma experiência e uma velocidade de integração maior para o nosso portador. Tem um efeito direto que é a velocidade e custo: A gente diminui o custo de integração. O tempo de integração. Isso por si só já é uma vantagem significativa que nasce desde a discussão comercial até a operacionalização e execução do projeto que a gente se propôs a fazer. Está se falando muito de pagamentos instantâneos, está se falando em oferecer serviços de inteligência, está se falando em diversas coisas em que APIs têm um papel muito central e muito relevante e que a gente considera como sendo a opção primária de oferecer o serviço, de integrar o serviço. Mais do que ser um mecanismo para integrar sistemas e parceiros, a gente quer agregar valor e que as pessoas enxerguem um valor a ser pago por isso. A gente está junto, não só aqui dentro, mas a gente está fora também. A gente está indo além das nossas fronteiras e conseguindo compartilhar com o público que potencialmente tem interesse no serviço da Elo, no serviço da Sensedia e que conseguem capitalizar o que a gente tem de bom para gerar valor para os clientes. Essa proximidade a gente tem e leva isso bastante a sério.
Mais conteúdos
Materiais que irão elevar seu conhecimento sobre integrações, APIs e Microsserviços