Atuação da consultoria Sensedia na modernização de arquitetura
Contar com o apoio da consultoria Sensedia permite que grandes empresas explorem todo o potencial dos nossos produtos e alavanquem suas estratégias de APIs e integrações. Neste bate-papo, você vai descobrir como a expertise técnica e de negócios das equipes de Professional Services facilita a modernização de legados, habilitando uma arquitetura mais ágil e pronta para inovação, além de conhecer nosso case de sucesso na transformação digital da Sompo.
Quem traz todos os detalhes são três especialistas da Sensedia: Aldinei Simões (Arquiteto de Software), Bruna Lanzarini (Gerente de Consultoria) e Rafael Costa (Head de Consultoria).
Para conferir a conversa no formato de áudio, dê o play a seguir!
Como a consultoria da Sensedia habilita a modernização de legados?
Rafael: Nosso time de Professional Services tem um conjunto de práticas, metodologias e padrões que alavancam nossos produtos e as arquiteturas dos clientes. Em relação ao legado, focaremos agora no Modern Development, que faz parte da nossa oferta.
Modernizar o legado envolve estratégia, não é apenas troca de tecnologia. O primeiro passo é entender melhor o cenário arquitetural dos sistemas legados do cliente, ou seja, o AS-IS. Com base na estratégia e objetivos alinhados com ele, vem a proposição de uma arquitetura que chamamos de To Be. Esse é o Assessment, por onde começamos.
A partir desse Assessment, temos condições de endereçar o melhor caminho para a modernização do legado. O propósito é sair de uma arquitetura monolítica para uma arquitetura com uma adoção massiva de microsserviços e desenvolvimento distribuído.
Podem descrever um caso real da atuação da consultoria da Sensedia em um dos nossos clientes?
Bruna: Temos um case muito bacana com a Sompo, que é uma seguradora cuja atuação se concentra no segmento de seguros corporativos. O objetivo inicial do projeto era dar os primeiros passos na jornada de Open Insurance, começando pela construção da Fase 1. A escolha pela Sensedia se deu justamente pela nossa expertise no ecossistema Open, uma vez que temos um papel fundamental tanto na implementação quanto na estruturação do Open Finance no Brasil.
Essa experiência foi essencial para unirmos duas frentes que dominamos bastante: modernização arquitetural e adequação de requisitos regulatórios. Esse foi apenas o começo, porque, após o sucesso da Fase 1 no Open Insurance, seguimos com a Sompo alinhada ao seu roadmap de transformação digital, no qual a consultoria atuou em construção de microsserviços, implantação regulatória das Fases 2 e 3, e na construção e desenvolvimento de novas APIs.
Todos esses desenvolvimentos sempre estiveram muito alinhados a uma visão estratégica de transformar a Sompo em uma empresa plug-and-play. Na prática, isso significa integrar, de forma ágil e segura, os parceiros ao serviço Sompo. Essa transformação se consolidou em março de 2024, quando lançamos o Developer Portal da Sompo, que foi criado com o intuito de conectar os parceiros diretamente ao serviço da seguradora por meio de APIs, facilitando a integração e acelerando os negócios.
O resultado foi um aumento de relevância da Sompo no seu nicho de atuação, reforçando sua imagem como uma seguradora inovadora no segmento corporativo. Hoje, a consultoria da Sensedia segue atuando como advisor arquitetural, ajudando a Sompo a evoluir sua arquitetura e manter o alinhamento entre tecnologia e estratégia de negócio. Esse case mostra muito bem como a combinação entre experiência regulatória, modernização arquitetural e visão de futuro entrega resultados concretos e sustentáveis.
Confira abaixo nosso bate-papo com o Bruno Neofiti, Gerente de Arquitetura da Sompo!
Como foi o processo de preparação arquitetural até o lançamento do Dev Portal da Sompo?
Aldinei: Tudo começou quando a Sompo trouxe a demanda regulatória do Open Insurance, imposta pela Susep. Implementamos com o desenvolvimento de microsserviços da Fase 1, primeiramente, no próprio ambiente da Sompo. A partir desse desenvolvimento, começamos a integrar esses microsserviços às nossas jornadas na plataforma de gateway da Sensedia. Todo esse processo normalmente é conduzido pela consultoria, que determina um time de arquitetos e desenvolvedores para desenvolver e implementar as APIs conforme a solicitação do cliente.
Com a evolução do projeto, a Sompo percebeu que a Sensedia poderia ajudá-los na implementação de outros processos. A partir daí, começamos a modernizar toda a arquitetura de comunicação de APIs da Sompo, implementando outros serviços, além do Open Insurance, dentro da nossa plataforma de APIs, na qual nossos desenvolvedores de consultoria realizam toda a implementação de APIs para habilitar essa comunicação.
A Sompo passou a adotar um modelo mais novo de integração e comunicação com o mundo externo, com as APIs implementadas dentro do gateway da Sensedia. A seguradora sentiu a necessidade de facilitar a vida dos parceiros, entendendo a vantagem de desenvolver essas APIs, e mostrar para o mundo essas integrações. Ela precisava facilitar a vida para que parceiros e desenvolvedores conseguissem trabalhar esse processo de maneira mais fácil.
Foi aí que começamos a fazer a integração também com o Dev Portal e desenvolvemos o Dev Portal da Sompo, para proporcionar uma melhor experiência aos seus parceiros com as APIs configuradas e implementadas pelo time de consultoria da Sensedia.
Conteúdos relacionados
Confira os conteúdos produzidos pela nossa equipe
Sua história de sucesso começa aqui
Conte com nosso apoio para levar as melhores integrações para o seu negócio, com soluções e equipes profissionais que são referência no mercado.