Exame - Blockchain no agronegócio: projeto entrega rastreabilidade por QR Code
Imprensa
Publicado em: Exame
Cadeia de produção no agronegócio é otimizada por uso da tecnologia blockchain e QR Codes; projeto também facilita o rastreamento da redução de carbono
A Uisa, uma das maiores biorrefinarias do Brasil, está dando uma nova aplicação à tecnologia blockchain para além das criptomoedas. Por meio de uma parceria com a Sensedia, empresa que apoia empresas a se tornarem digitais, a tecnologia blockchain será usada para promover a rastreabilidade da cadeia de produção e da redução de carbono para o consumidor.
O objetivo do projeto, segundo as empresas em um comunicado, é alcançar uma maior transparência de dados no agronegócio brasileiro. A tecnologia blockchain foi escolhida com o intuito de capitanear a cadeia produtiva da Uisa, que possui 90 mil hectares de fazenda, e automatizar seus processos garantindo conectividade e segurança para a integridade dos dados.
Sendo uma das maiores biorrefinarias do Brasil, a Uisa conta com um modelo de negócio que permite a transformação de matérias-primas renováveis e seus resíduos em biocombustíveis, biometano, energia limpa, alimentos e mais. Localizada no estado de Mato Grosso, uma região com uma das maiores biodiversidades do mundo, a empresa tem como objetivo a maximização da sustentabilidade e a redução das emissões de carbono a partir do processamento de biomassas.
Blockchain no agronegócio
“No setor não se vê blockchain, então temos orgulho em ser a primeira empresa a utilizar essa ferramenta com o objetivo de passar transparência, mostrando em detalhes a cadeia produtiva e o histórico da produção do produto que está na prateleira do supermercado. Quando o consumidor conseguir checar com um QR Code todo o processo produtivo, ele saberá exatamente tudo que está comprando, gerando um ganho de imagem imensurável para a marca, além da segurança alimentar para o cliente”, disse Rodrigo Gonçalves, diretor de tecnologia e inovação da Uisa.
A parceria da Uisa com a Sensedia se deu em 2022, quando ambas passaram a estudar os potenciais impactos da tecnologia nos negócios da biorrefinaria. O projeto final foi lançado em abril de 2023 e as empresas esperam que ele possa servir de benchmarking para outros países.
“A Sensedia entrou para conectar uma série de sistemas diferentes, e foi o motor para unificar todo o ecossistema com a camada blockchain e passar segurança ao processo, sendo um orquestrador entre a companhia e toda a plataforma blockchain. E, quando há algum contratempo na cadeia, é a Sensedia quem nos avisa para que a equipe técnica entre em ação e resolva a situação”, explicou Rodrigo.
Leia mais: Uisa e Sensedia entregam rastreabilidade ao consumidor por QR Code
Conteúdos relacionados
Confira os conteúdos produzidos pela nossa equipe
Sua história de sucesso começa aqui
Conte com nosso apoio para levar as melhores integrações para o seu negócio, com soluções e equipes profissionais que são referência no mercado.
.png)
