API Care e Flexible Actions: Como ter uma operação de APIs baseada em análises preventivas

Content Team
November 29, 2023
3
min reading time

Inteligência de negócios não é apenas big data

O conceito de Inteligência de negócios certamente é uma das principais preocupações das empresas que visam melhoria contínua de seus processos. Melhorar a experiência do cliente, ter um ciclo de vendas otimizado, ou identificar gargalos são fatores fundamentais para a saúde dos negócios. Porém, muitas vezes pensamos em inteligência de negócio restrita às áreas de vendas ou de relacionamento com o cliente e acabamos por não priorizar as áreas de operação.

Nossa ideia aqui é trazer como a inteligência de negócio não se restringe a rotinas ou levantamentos de dados, e sim um mindset que pode ser aplicado a diversas áreas, e principalmente para as estratégias de integração. 

Nesse contexto, o monitoramento de APIs, e a extração de dados ricos para a tomada de decisão são muito importantes. 

Operação de APIs constante e mitigação de problemas

O sonho de qualquer diretor é que os negócios caminhem bem 100% do tempo, e que não haja indisponibilidade dos serviços para os clientes. Porém a realidade é um pouco diferente. Hoje diversos fatores fazem os serviços escalarem de maneira absurda em pouco espaço de tempo. Geralmente o foco das equipes são para grandes datas, ou então para períodos de alguma promoção específica que pode gerar alta demanda. 

Imagine o seu app de delivery não suportar pedidos na hora do jantar de sexta-feira? Ou então seu portal de notícias não aguentar um tráfego para alguma notícia muito importante? Aqui estamos tratando não apenas do “desabastecimento” mas também de uma experiência negativa para seus clientes. 

O seu serviço não funcionar numa hora crítica ficará muito mais marcado do que toda a estabilidade que vinha entregando, podendo arruinar todos os esforços feitos até o momento. Nesse contexto, estar um passo à frente do erro é fundamental para a fluidez dos serviços.

É claro que estes exemplos são apenas para ilustrar como os acontecimentos estão fora do nosso controle, e muitos fatores podem potencializar uma demanda gerando indisponibilidade dos serviços. Trazendo para o universo de TI essa indisponibilidade é ainda mais crítica.

Saindo um pouco do cenário de entrega de experiências, outra frente de perda grande por indisponibilidade reflete diretamente no faturamento das empresas. Pensando em e-commerces, uma indisponibilidade em processar pedidos gera um impacto de milhões de reais em poucos minutos fora do ar. 

Como estar à frente desses imprevistos?

Como citamos no início do artigo, as análises de dados e de impactos são fundamentais para gerar mais inteligência de negócios, portanto ter um monitoramento das suas APIs e uma prevenção de falhas é um importante passo na sua estratégia, pois são uma fonte rica de dados que detalha o funcionamento do negócio em si.

Porém, como fazer isso?

O API Care é um monitoramento ativo das APIs, com uma equipe dedicada que é capaz de assegurar consistência da sua operação com mapeamento de canais, parceiros e APIs estratégicas.

Dentro do contexto de análises, definir os KPIs para as suas APIs é fundamental para se ter a visão exata. Um dos primeiros passos é entender o que é essencial para seu negócio, e que tipo de abordagem você pretende com uma estratégia de APIs. Dentro desse contexto, existem diversos indicadores que precisam ser monitorados constantemente, por exemplo: seu negócio precisa de alta disponibilidade e a preocupação com margens são altas? Olhar para Disponibilidade e ROI é fundamental. 

Monitorar o comportamento das APIs com uma equipe multidisciplinar é outra característica do serviço oferecido pela Sensedia. Aqui temos diversos profissionais que podem olhar cada detalhe dos ambientes e, através de ferramentas otimizadas identificar as necessidades dos ambientes, com processos de acionamento e escalonamento com o usuário para apoiar incidentes.

Nesse ponto é importante ressaltar o que falamos no começo do artigo: análise de dados. A equipe faz esse monitoramento, porém baseado em cenários já pré-identificados que possibilita a mitigação de erros. Funciona como uma grande base de dados sobre problemas recorrentes e suas soluções, o que possibilita estar sempre um passo à frente das falhas mais comuns.

Outra vantagem do serviço que contribui com geração de inteligência para tomada de decisões são os reports operacionais. Neles, são listados comportamentos das principais operações, APIs e apps que apresentara|m algum tipo de erro durante um período, permitindo um mapeamento detalhado para rápida ação para correção. 

Flexible Actions: ações automatizadas e padronizadas

O Flexible Actions automatiza a operação das suas APIs através da configuração de alarmes e disparo de ações automáticas. Esse recurso permite que seja estabelecido um ciclo de ações de caráter preventivo, configuradas de acordo com a variação nos parâmetros das APIs, liberando equipes e reduzindo riscos de falha humana.

Dentre as principais capacidades do Flexible Actions, estão:

  • Diversos tipos de notificações e modelos de severidade
  • Configuração de alarmes e ações baseadas nos parâmetros das APIs e da plataforma
  • Notificações por e-mail, Slack, Microsoft Teams, Whatsapp, via API e na interface do Flexible Actions

Monitoramento Ativo + Configuração de ações automatizadas

Aqui na Sensedia temos uma grande preocupação com o sucesso da estratégia de APIs dos clientes. Portanto, sempre buscamos trazer diversos insumos para agilizar e escalar as operações para trazer resultados cada vez mais robustos. A junção dessas duas frentes visa garantir que sua operação esteja com alta disponibilidade e que os erros mais comuns não afetem seu negócio. Juntar uma equipe de especialistas com automação de ações pode potencializar muito a sua jornada e te deixar preparado para o imprevisto.

Outro ponto importante são as informações que nossos especialistas podem entregar para o seu negócio. Ter um olhar cuidadoso de especialistas em APIs pode gerar insights ricos e que poderiam passar despercebidos por outras pessoas. Isso gera insumos fortes para tomada de decisão e garantem uma base de dados confiável para inteligência de negócios, sobretudo em assuntos mais críticos em relação ao funcionamento das suas APIs.

Inicie sua jornada conosco

Estamos prontos para guiar o seu negócio rumo ao futuro, com a solução certa para você se beneficiar do potencial das APIs e integrações modernas.

Sua história de sucesso começa aqui

Conte com nosso apoio para levar as melhores integrações para o seu negócio, com soluções e equipes profissionais que são referência no mercado.