O que é Open Everything e quais seus desafios estratégicos

Vera Jordão
December 15, 2023
3
min reading time

Entidades elétricas vivas que se conectam, formam redes, armazenam e transmitem conhecimento. Esses são nossos neurônios. Mas também poderia ser a representação do ambiente de integração digital, produção de conhecimento e compartilhamento de dados que cresce em escala exponencial no cyberworld.  

No mundo dos negócios, o Open Everything é o movimento de integração que, respeitando regulações e diretrizes de segurança, como as leis de proteção de dados, abre e compartilha informações de diversos segmentos.

Quer entender melhor este modelo que já levanta discussões tanto para o presente quanto para o futuro? Siga a leitura.

O que é Open Everything

O Open Everything é um conceito que busca trazer um modelo de sociedade completamente conectado em apenas um ecossistema. Quando falamos desse tipo de integração, incluímos setores como o financeiro, investimentos, saúde, seguros, energia, entre outros que podem surgir. 

O futuro é aberto!

Tudo será, independentemente de ser um órgão do setor público ou privado. Pelo modelo aberto, todas as instituições poderão conversar entre si e, dessa forma, evoluir suas oportunidades de negócios, de ofertas e de experiências de colaboradores. Além, é claro, de uma qualidade maior para os usuários e clientes.

Quando um segmento de mercado passa a atuar dentro de um modelo Open, é dado um passo importante em direção à evolução dos negócios, à medida que o leque de ofertas aumenta e se torna mais completo para todos os usuários.

O modelo aberto conta com dois objetivos principais:  

  1. expandir o mercado de atuação, possibilitando uma maior oferta e personalização de suas ofertas;
  2. garantir ao consumidor maior poder de escolha e de compra, refinando a lei de oferta e procura.

Benefícios do Open Everything

Quando falamos em Open Everything, também falamos sobre a democratização de ofertas em todas as esferas de mercado da sociedade, oferecendo acesso a uma rede maior de serviços. Tudo isso gera retorno financeiro, de publicidade e de mais credibilidade para as empresas que aderirem a essa estratégia.

Para entender na prática: se uma pessoa está em um atendimento hospitalar e precisa fazer um procedimento médico com urgência, o caminho entre o hospital e seu plano de saúde pode ser feito em poucos minutos. 

Isso mostra uma união entre uma rede médica integrada com o Open Health e uma empresa de seguros dentro do Open Insurance. O cruzamento desses dados com os de outros setores, com agilidade e segurança, é o que caracteriza o Open Everything.

Vale reforçar que nenhum dado é aberto sem a autorização de seu detentor e nenhuma Instituição integra o sistema sem a chancela dos Órgãos Reguladores.

Desafios para as estratégias Open

Vimos que as estratégias Open possuem objetivos bem estabelecidos e que são uma tendência para o futuro dos negócios. E, assim como as oportunidades, os desafios do mercado também estão claramente identificados:  

  • evolução do alinhamento estratégico e de integrações digitais para inovações do ecossistema;
  • escassez de recursos e talentos;
  • desbloqueio de sistemas e dados com o nível correto de governança; 
  • entrega de projetos de ganho rápido;
  • criação de boas práticas de desenvolvimento.

Todas essas demandas de inovação impactam o impulsionamento de novos fluxos de receita e novos modelos de negócio

Para que as instituições possam se preparar com excelência no enfrentamento desses desafios e assumir a liderança em expertise e inovação no mundo Open, o ideal é dar os primeiros passos agora, enquanto este modelo ainda está em processo inicial de implementação.

Por isso, organizar seus sistemas e processos internos através da interoperabilidade é um passo fundamental para que sua empresa chegue ao modelo Open capaz de se integrar com outras redes e segmentos do mercado. 

Estar pronto na hora certa é a chave para o crescimento do seu negócio!

Dados compartilhados, sob a ótica de bons negócios, não são apenas dados. Dados são informações, quando localizados em um determinado contexto, e são, principalmente, conhecimento quando minerados com a mais competente tecnologia.

Conhecimento é poder: poder de mapear o mercado, de identificar dores, de pensar produtos e soluções, de validá-los, de inovar, de transformar! O Open Everything não é o futuro, o Open Everything é agora!

Inicie sua jornada conosco

Estamos prontos para guiar o seu negócio rumo ao futuro, com a solução certa para você se beneficiar do potencial das APIs e integrações modernas.

Sua história de sucesso começa aqui

Conte com nosso apoio para levar as melhores integrações para o seu negócio, com soluções e equipes profissionais que são referência no mercado.