O que é Open Finance e por que é relevante?

Content Team
Author
July 23, 2025
3
min de leitura

Você sabe o que é Open Finance? Este é um conceito que tem evoluído consideravelmente nos últimos anos e consiste em um modelo de compartilhamento de dados e serviços financeiros entre diversas instituições, indo muito além dos bancos tradicionais.

Ele tem ganhado espaço ao permitir que essas informações sejam acessadas não apenas por instituições bancárias, mas por fintechs, seguradoras e e-commerces, por exemplo. Para saber mais sobre o impacto dessa evolução, continue a leitura e confira:

  • que benefícios o Open Finance oferece para empresas e consumidores;
  • como o Open Finance está transformando o setor financeiro e outras indústrias;
  • Open Insurance e outras vertentes do Open Finance no mercado;
  • quais números já foram conquistados com o Open Finance no Brasil.

Que benefícios o Open Finance oferece para empresas e consumidores?

O avanço do Open Finance tem sido fundamental para promover a competitividade, a personalização dos serviços financeiros e a autonomia do cliente. Isso é possível pois ele permite que informações essenciais sejam compartilhadas entre diferentes empresas (com o consentimento do cliente), gerando um ecossistema mais integrado e acessível.

Agora que você sabe o que é Open Finance, é preciso entender que ele traz benefícios tanto para consumidores quanto para empresas e profissionais envolvidos nesse conceito. Para os consumidores, o Open Finance significa:

  • maior controle sobre seus dados financeiros, com liberdade para compartilhá-los com as instituições de sua escolha;
  • melhores ofertas de crédito baseadas em dados completos e atualizados de sua vida financeira;
  • investimentos personalizados, com produtos financeiros mais alinhados ao seu perfil;
  • serviços financeiros mais dinâmicos, que atendem de forma mais eficaz às necessidades do cliente;
  • otimização das jornadas de pagamento, com menos fricção e mais facilidade.

Para as empresas, com o consentimento dos clientes, o Open Finance:

  • abre novas oportunidades de negócio, permitindo a criação de produtos financeiros hiperpersonalizados;
  • antecipa necessidades e otimiza a jornada de atendimento;
  • permite a integração de novos produtos e serviços financeiros, como seguros, investimentos e previdência.

Além disso, a demanda por arquiteturas flexíveis e APIs seguras surge como uma necessidade estratégica para empresas que desejam integrar sistemas legados a esse novo ecossistema financeiro.

A Sensedia tem sido uma aliada importante nesse processo, sendo referência em APIs e atuando como consultora no desenvolvimento das especificações do Open Finance no Brasil.

Com uma experiência abrangente, apoiamos desde o compartilhamento de dados até a iniciação de pagamentos, garantindo conformidade regulatória e impulsionando novos modelos de negócios para potencializar a receita.

Leia também: Como Customer Success impulsiona estratégias de APIs e integrações

Como o Open Finance está transformando o setor financeiro e outras indústrias?

O Open Finance tem mudado a forma como as instituições financeiras e seus usuários interagem, criando um ambiente mais transparente e competitivo. Se antes cada instituição mantinha os dados de seus usuários de forma isolada, o novo modelo permite que eles sejam compartilhados entre diferentes empresas e plataformas, desde que haja o consentimento do cliente.

A parceria entre a Sensedia e a Unicred reforça esse ponto, tendo implementado um sistema de integração via APIs que facilita a jornada de pagamento para os clientes da cooperativa. Isso proporciona agilidade nas transações e permite uma experiência de pagamento mais eficiente e fluida, algo que é fundamental em um mercado que exige transações rápidas e seguras.

Além disso, a evolução da jornada de pagamento com ITP e JSR tem acelerado a integração de serviços financeiros em e-commerces, permitindo que empresas de outros setores se beneficiem das soluções oferecidas pelo Open Finance.

Aproveite para assistir: Open Finance e IA: Transformando o Futuro das Finanças

Saiba mais sobre Open Insurance e outras vertentes do Open Finance no mercado

Além de saber o que é Open Finance, vimos até aqui que este modelo não se limita ao mercado bancário, tendo sido expandido para novos modelos de negócios. Possíveis exemplos incluem:

Open Insurance

Seguindo os princípios do Open Finance, o Open Insurance permite que os clientes compartilhem informações sobre apólices, sinistros e históricos de coberturas entre seguradoras, startups e outros players do setor. Isso cria novas oportunidades para seguros personalizados, adaptados ao perfil do cliente.

Open Investment

Esse modelo integra dados de corretoras e gestoras de investimentos, permitindo que o consumidor consolide seu portfólio de investimentos e tome decisões mais assertivas, baseadas em dados de múltiplos provedores.

Open Energy

Apesar de já existir em outros países, o Open Energy ainda não foi implementado no Brasil. Seu principal objetivo no país será facilitar a migração para o mercado livre de energia, facilitando o compartilhamento de dados de consumo e contratos de fornecimento. Assim, ele poderá criar novas oportunidades para tarifas personalizadas e otimização de recursos.

Quais números já foram conquistados com o Open Finance no Brasil?

Os dados obtidos desde a implementação das tendências do Open Finance no país são reflexo da adesão ao modelo proposto e demonstram a importância de soluções de integração inovadoras e seguras, como as oferecidas pela Sensedia, para viabilizar a evolução do Open Finance no Brasil:

  • mais de 88 milhões de consentimentos ativos para compartilhamento de dados financeiros;
  • 184 instituições cadastradas em SBX e 135 ativas em ambiente produtivo;
  • 17 bilhões de chamadas de APIs mensais processadas no ecossistema.

Além disso, o impacto do Open Finance tem sido acompanhado de perto pela Sensedia e pode ser consultado no podcast "APIX Experience Talks". Nele, os especialistas discutem sobre o futuro desse modelo e seus próximos passos no Brasil. Aproveite para ouvir e assistir ao conteúdo:

Leia também: Transformação do Open Finance: Impulsionando APIs para Inovação

Agora que você sabe o que é Open Finance e viu como esse modelo está impactando diferentes setores, fica claro que a transformação digital em finanças não é mais tendência, é realidade.

Se você atua na área ou tem interesse sobre o assunto, lembre-se de que o ecossistema está evoluindo e é preciso garantir que seus sistemas sejam compatíveis, seguros e eficientes.

Quer saber como a Sensedia pode ajudar sua empresa a aderir ao Open Finance com segurança e eficiência? Agende uma conversa com nossos especialistas e descubra como nossas soluções de integração e API Management podem acelerar sua transformação digital.

Inicie sua jornada conosco

Estamos prontos para guiar o seu negócio rumo ao futuro, com a solução certa para você se beneficiar do potencial das APIs e integrações modernas.

blog

Conteúdos relacionados

Confira os conteúdos produzidos pela nossa equipe

No items found.

Sua história de sucesso começa aqui

Conte com nosso apoio para levar as melhores integrações para o seu negócio, com soluções e equipes profissionais que são referência no mercado.