Open Finance: JSR além do mercado financeiro

Oscar Fujiwara
Author
October 2, 2025
8
min de leitura

O Open Finance foi lançado no Brasil em 2021 e desde então vem se mostrando cada vez mais transformador não só para instituições do mercado financeiro, mas para empresas dos setores mais variados. Com a chegada da JSR (Jornada Sem Redirecionamento), isso ficou mais evidente, e todas as empresas que oferecem algum tipo de jornada de pagamento aos seus clientes podem se beneficiar da sua implementação.

Neste bate-papo, você poderá se aprofundar nas oportunidades trazidas pela JSR e identificar se ela é o incentivo que estava faltando para o seu negócio participar do Open Finance. Quem traz os detalhes são dois especialistas da Sensedia: Rafael Isquierdo (Group Product Manager de Open Finance) e João Carvalho (Executivo de Contas). 

Para conferir a conversa no formato de áudio, dê o play a seguir!

Quais segmentos, além do mercado financeiro, podem se beneficiar mais da JSR no Open Finance atualmente?

João: Acredito muito no varejo. O primeiro ponto que podemos ressaltar é a grande mudança do comportamento do consumidor nos últimos 25 anos. Há uma busca incessante por conveniência e um imediatismo muito forte. Outro ponto é a preocupação com a segurança nas jornadas de compra. Tudo isso é encapsulado pela JSR, e o desafio para as empresas do varejo é a adaptação a essa mudança de comportamento. 

Isquierdo: Os brasileiros já estão acostumados com a experiência do Pix, que ainda tem muita fricção no e-commerce - muitas vezes, é preciso sair do ambiente no qual você está comprando para finalizar a compra. A JSR simplifica essa jornada, trazendo mais praticidade e velocidade. A chance de alguém desistir da compra no momento de pagar diminui bastante. Essa facilidade exige menos cliques do cliente, diminui o número de abandonos de carrinho e aumenta a confiança na marca.  

Além do varejo, serviços de entrega em domicílio (restaurantes, mercados, farmácias) e os mercados de seguros e de games também se beneficiarão da JSR. Onde há jornada de compra, onde é necessário que o cliente coloque seus dados financeiros para finalizar uma compra, a JSR pode ajudar a melhorar essa experiência.

Como a JSR otimiza a experiência do usuário final em relação à segurança nas transações? 

Isquierdo: A JSR é uma camada de segurança adicional a uma transação Pix. Temos notado, em todo o mercado, a preocupação com fraudes ou problemas com o Pix, e a JSR traz essa tranquilidade a mais, porque acrescenta uma camada de segurança usando o protocolo FIDO2. Esse protocolo possibilita que diversas informações (do dispositivo móvel, da chave Pix e da senha ou biometria do usuário) sejam gravadas - isso cria um conjunto de dados seguros. 

Toda vez que uma transação é realizada, ocorrem validações do dispositivo da senha da chave Pix. Só após essas validações que a transação é efetuada com sucesso. Vale ressaltar que isso é muito rápido, e a validação de todas essas informações ocorre em menos de dois segundos. Isso garante que a experiência não seja prejudicada. 

Conteúdo relacionado: Fique por dentro da obrigatoriedade da JSR no Open Finance em 2026

O que as empresas que não são do mercado financeiro devem fazer para participar do Open Finance e aproveitar os benefícios da JSR?

Isquierdo: Primeiramente, é preciso oferecer o método de pagamento Pix, seja de forma direta ou indireta, além de aderir às certificações do Open Finance. Também é necessário implementar a camada de segurança FIDO2 dentro das transações Pix. Cumprindo esses requisitos, a empresa estará apta a utilizar a JSR e aproveitar seus benefícios. 

Cada empresa tem seu modelo de pagamento e sua experiência de check-out, mas existe um guia de experiência do usuário no qual o Banco Central orienta que todas as empresas que oferecem esse meio de pagamento sigam diretrizes mínimas de experiência do usuário.

João: Além disso, a adoção da JSR permite que essas empresas deem a devida atenção à sua arquitetura de integração, principalmente o varejo. A experiência do usuário final ocorre através do app ou do site, mas como isso está sendo desenvolvido nos bastidores? É importante entender como está ocorrendo a integração tecnológica entre sistemas legados, plataforma de e-commerce e marketplace, por exemplo. 

Muitas empresas fazem isso por meio de APIs. E como está a governança dessas APIs? Como está sua organização, monitoramento e escalabilidade? Isso está impactando a jornada de compra do cliente?

Como a Sensedia ajuda as empresas a implementar o Open Finance?

João: Nossa solução leva governança, observabilidade e monitoramento às suas APIs. Habilitamos integrações e uma arquitetura estruturada, que permite a integração entre meios de pagamento, estoque, logística, atendimento ao cliente em tempo real, por exemplo. Isso proporciona uma experiência fluida e sem fricção nas jornadas de compra.

Clique aqui e visite nossa página dedicada a Open Finance

Inicie sua jornada conosco

Estamos prontos para guiar o seu negócio rumo ao futuro, com a solução certa para você se beneficiar do potencial das APIs e integrações modernas.

Sua história de sucesso começa aqui

Conte com nosso apoio para levar as melhores integrações para o seu negócio, com soluções e equipes profissionais que são referência no mercado.